Roça Viva 1ª Edição
Ano de realização: 2022-2023
Financiador: BrazilFoundation
Este projeto foi criado com a intenção de buscar alternativas sustentáveis para a população da zona rural, visando sempre preservar da melhor forma possível o território no qual as pessoas vivem e produzem. Esta proposta surgiu para dar suporte a agricultores familiares de Brumadinho que tinham interesse em aprender técnicas da produção agroflorestal.
Durante a realização do projeto foram capacitados 12 agricultores familiares de Brumadinho que participaram de um curso de Introdução à Agrofloresta durante 15 encontros (totalizando 90 horas de formação) envolvendo momentos práticos e teóricos que permitiram trabalhar de forma efetiva os principais conceitos e princípios agroflorestais.
Realizamos a implantação de 1.000m² na sede de atividades da Epicentro Urihi, localizada na comunidade do Eixo Quebrado em Brumadinho. Durante o projeto, criamos uma metodologia específica na busca de efetivar da melhor forma possível o que era ensinado e vivenciado durante as práticas. Nessa metodologia organizamos o conteúdo em 4 módulos:
Módulo I - Introdução: No primeiro módulo trabalhamos com conceitos que consideramos básicos para compreender toda a lógica da produção agroflorestal.
Módulo II - Solo: Neste módulo realizamos toda abordagem para a compreensão do solo enquanto organismo vivo, um princípio importante da agrofloresta.
Módulo III - Implantação: Durante este módulo enfatizamos sobre as estratégias necessárias para planejar um cultivo agroflorestal, realizando o passo a passo para elaborar um croqui da área de produção. Aqui abordamos assuntos relacionados à comercialização agrícola.
Módulo IV - Manejo: A ideia fundamental deste módulo é sobre a importância de o/a agricultor/a estar sempre manejando, sendo parte ativa do sistema. Essa é a maior garantia de sucesso de uma agrofloresta.
Além da criação da metodologia e da capacitação de 12 agricultores, realizamos a mobilização da comunidade local e também articulamos junto a outras organizações locais para estreitar os laços e para realizar parcerias na busca por ações cada vez mais efetivas no município.