Com uma abordagem de bioconstrução, o Centro de Vivências Agroecológicas Roça Viva será um ambiente sustentável e acolhedor para a comunidade local de Brumadinho e visitantes.
Um espaço multifuncional para realização de cursos e oficinas com ponto de apoio para ferramentas de manejo agroflorestal, equipado com banheiro com fossa ecológica e estrutura de bambu a pique.
Estamos transformando nossa sede em um espaço vibrante, que já conta com uma agrofloresta produtiva, uma horta mandala próxima à cozinha e uma composteira ativa. O Centro de Vivências será o coração desse movimento, oferecendo oportunidades de aprendizado e conexão com a terra.
Sobre o projeto
arquitetônico
O Centro de Vivências Agroecológicas Roça Viva foi cuidadosamente concebido para receber a comunidade e apoiar as atividades da Epicentro.
Um espaço que abrigará todas as ferramentas e insumos essenciais para a prática diária da agrofloresta, juntamente com instalações otimizadas, equipado com banheiro, e uma área dedicada a cursos teóricos.
Utilizando técnicas construtivas que valorizam tanto a economia quanto o contexto histórico e social da região, optamos por materiais disponíveis localmente. Desde bambu à estruturas de eucalipto tratado e telhados de fibrocimento, nosso objetivo é criar um ambiente durável e resistente à umidade, sem comprometer o meio ambiente.
Além disso, estamos comprometidos com a preservação do conhecimento ancestral. O uso da técnica de pau-a-pique, enraizada na história de Minas Gerais, não apenas aproveita os recursos naturais, mas também celebra nossa herança cultural. Conscientes do impacto ambiental da construção civil, optamos por técnicas de bioconstrução. Ao minimizar o uso de materiais predatórios e tóxicos, estamos fazendo a nossa parte para proteger o meio ambiente e criar um espaço sustentável para todos.
O projeto do Centro de Vivências Agroecólogicas Roça Viva foi desenvolvido pela bioarquiteta Flaviane Nantes da Ku'ya Yapo Bioarquitetura e os engenheiros Leonardo Motta Freire e Letícia Souza Chermont do Canto do Urutau.
Apoie a agrofloresta.
Apoie o Centro de Vivências!
As doações espontâneas são uma das principais fontes de captação de recursos para o desenvolvimento das nossas atividades e projetos. Seja um apoiador e torne possível o Centro de Vivências Agroecológicas Roça Viva!
Outras formas de apoiar
Dados bancários
Banco: Cora SCD-nº 403
Razão Social: Epicentro Urihi
Agência: 0001
Conta corrente: 1181050-7
CNPJ: 40.793.734/0001-90